Auxiliadora Freitas concorda com eleições de diretores nas escolas municipais

Foto Gerson Gomes/Divulgação SECOMO SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), Núcleo Campos se reuniu hoje com a Secretária de Educação do Município Maria Auxiliadora Freitas. Na audiência a secretária disse concordar com um dos principais pontos da pauta de reivindicações da categoria, a eleição de diretores para as escolas.

Maria Auxiliadora disse que a intenção é realizar as eleições no ano que vem e propôs a formação de um Grupo de Trabalho composto pelo governo e com representação do SEPE. O Sindicato propõe eleições para novembro desse ano para que os novos gestores tomem posse ainda no início do próximo ano letivo.

Quanto às modificações no Plano de Carreira a secretária disse concordar com o enquadramento por tempo de serviço e que os demais pontos relativos a benefícios para os servidores vão ser discutidos numa nova reunião onde também vai estar presente o Secretário de Administração Fábio Augusto Viana Ribeiro.

Outro ponto importante discutido na audiência foi a questão da paridade entre os pedagogos e demais profissionais da educação. O SEPE disse ter um parecer favorável da Procuradoria do Município nesse sentido e a secretária prometeu analisar o parecer e se esse assim indicar vai levar a questão para a assinatura da prefeita Rosinha Garotinho.

A Secretária assegurou a construção de vinte unidades (dez creches e dez escolas) da rede nos próximos dezoito meses, além de apresentar na próxima semana um quadro com os processos de reforma em andamento (onze unidades da rede já se encontram em obras)e outras dezoito começam a ser reforrmadas nos próximos dias. Segundo a secretária a intenção do governo é reformar mais 125 escolas e creches.

A Assembleia da categoria está marcada para o próximo dia 06 de abril, segunda-feira, às 17 h no Sindicato dos Bancários de Campos.

Texto retificado e atualizado às 20:47

Comentários

Por um lado eu fico contente pelo avanço do debate sobre as eleições nas escolas.

Se estas eleições depois irão reproduzir práticas clientelistas, que são encontradas na região, para garantir grupos descompromissados permanecerem no poder ou conquistarem o mesmo.. Isso é uma outra coisa.

Todavia o que me deixa muitíssimo preocupado é a pouca nitidez, ao que me foi repassado pelo texto, do debate sobre um plano de cargos e salários atraente para o professorado. Tempo de serviço é um ponto simplesmente vegetativo para "premiar" o funcionário ou estimular novos interessados no magistério.

É preciso estimular a melhor educação formal do professor, a pesquisa docente, a busca por aniquilar o péssimo uso da lingua portuguesa que alguns ainda fazem (mesmo sendo professores!).

Acho que aí teremos um salto de qualidade... Mas, até lá, no curtíssimo prazo, aplaudo a possibilidade do aprofundamento da democracia nas escolas municipais.
FÁBIO SIQUEIRA disse…
Ana Paula querida,
Na verdade a Secretária anunciou a intenção de CONSTRUIR 20 novas unidades nos próximos 18 meses, 10 escolas e 10 creches.
Quanto às reformas, anunciou que 11 unidades da rede já se encontram em reforma e outras 18 começam a ser reformadas nos próximos dias. Acrescentou ainda que a intenção do governo é reformar ainda mais 125 escolas e creches, além da construçãos das novas unidades.

Um beijo.
Ana Paula Motta disse…
Obrtigada, Fábio.Já fiz a retificação.
Realmente George a sua preocupação na questão das eleições reproduzir práticas clientelistas merece credibilidade...

A luta é antiga mas a democracia é um direito e temos que tentar acertar ...

O que realmente me preocupa é o Setor da supervisão escolar que limita qualquer democratização acontecer ,elimina por completo a autonomia da direção e deixa mínimas as chances de um Projeto Político Pedagógico acontecer!!!
Amiga leal disse…
Auxiliadora sempre será a nossa Secretária de Educação. Ela é justa, honesta, compreensiva, valoriza todos.Ela não poderia sair da seretaria de educão nunca.
Nós a amamos!!!!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Alzira Vargas: O parque do abandono

Carta de despedida de Leila Lopes